quinta-feira, 4 de maio de 2017

Coréia do Norte :Capitalismo chinês cada vez mais traiçoeiro

Coreia do Norte adverte China de "conseqüências graves", Pequim ainda quer "relações amistosas"

Coreia do Norte adverte China de "conseqüências graves", Pequim ainda quer "relações amistosas"
A Coréia do Norte alertou a China de "graves conseqüências" se "cortar" as relações entre os dois países. Apesar da explosão de raiva, Pequim diz que quer manter relações de amizade com seu vizinho.
Em um comentário na noite de quarta-feira, a agência norte-coreana de notícias estatais KCNA apontou uma "série de comentários absurdos e imprudentes " da mídia chinesa para as ambições nucleares de Pyongyang.
"A RPDC nunca implorará pela manutenção da amizade com a China, arriscando seu programa nuclear tão precioso quanto sua própria vida, não importa quão valiosa seja a amizade", disse o editorial.
"A China não deve mais tentar testar os limites da paciência da RPDC ... e [melhor] refletir sobre as graves conseqüências a serem trazidas por seu imprudente ato de derrubar o pilar das relações RPDC-China" , continuou.
As declarações foram feitas em resposta aos comentários publicados no Diário do Povo chinês e nos jornais do Global Times, que exigem sanções mais severas sobre o programa nuclear do Norte.
A KCNA disse que a mídia estatal chinesa pede que Pyongyang desmantele seu programa nuclear seja uma "violação indiscriminada dos direitos independentes e legítimos, da dignidade e dos interesses supremos" da Coréia do Norte e constitua "uma ameaça não disfarçada a um país vizinho honesto que tem um Longa história e tradição de amizade ".
O People's Daily eo Global Times responderam a Pyongyang na quinta-feira comentários, com este último acusando a Coreia do Norte de "lógica irracional sobre seu programa nuclear".
No entanto, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Geng Shuang, afirmou na quinta-feira que, embora a posição da China sobre o programa nuclear da Coréia do Norte seja "consistente e clara" , seu desejo é manter um bom relacionamento com Pyongyang.
"A posição da China no desenvolvimento de relações amistosas e de boa vizinhança com a Coréia do Norte também é consistente e clara" , disse ele, citando a Reuters.
Ele acrescentou que a China está dedicada à desnuclearização da península, mantendo a paz ea segurança, e resolvendo a questão através de conversações.
Apesar de Pequim ter um bom relacionamento com Pyongyang e ser a sua principal linha de vida econômica, Pequim se tornou cada vez mais impaciente com o programa nuclear da Coréia do Norte, que teme pode levar a uma crise regional.
Os EUA têm pressionado a China para que exerça mais pressão sobre Pyongyang, em um esforço para impedir os programas nucleares e de mísseis balísticos da Coréia do Norte.
Presidente dos EUA Donald Trump tem mantido ligações com o presidente chinês Xi Jinping sobre a questão da Coreia do Norte, e a secretária de Estado Rex Tillerson na quarta-feira disse que Washington deveria testar o compromisso da China para refrear o seu vizinho por “inclinando-duro” em Xi.
Além disso, diplomatas citados pela Reuters dizem que Washington e Pequim estão negociando uma possível resposta forte do Conselho de Segurança da ONU - como novas sanções - aos lançamentos repetidos de mísseis balísticos da Coreia do Norte, desafiando as resoluções do Conselho.
Enquanto isso, a China tem repetidamente instado para os EUA e todas as outras partes envolvidas no impasse norte-coreano para exercer restrição e "parar de irritar uns aos outros." 
   RT

Anterior Proxima Inicio

3 comentários:

  1. O capitalismo chinês enriquece enquando super-explora seu povo.Torna-se grave que também torne-se marionete do imperialismo nipo-americano em troca de algumas moedas.
    Lamentável!

    ResponderExcluir
  2. A culpa é da Guarda Vermelha. Se tivesse fuzilado aquele verme miserável do Deng Xiaoping quando teve oportunidade - e teve - nada disso estaria acontecendo. E ainda criticam a Guarda Vermelha por seu "radicalismo". Eu a critico por sua moderação.

    ResponderExcluir
  3. Pode ser Marcelo....mas ele representava a classe média capitalista restante daquela época.Tinha milhões,não era fácil.Temos que estudar,refletir no que fazer nestes casos.É um desafio dialético.

    ResponderExcluir