sexta-feira, 24 de junho de 2016

Um gigantesco abalo numa União Europeia em crise

Nota dos Editores

Um gigantesco abalo numa União Europeia em crise

 Os Editores     24.Jun.16     Editores
A Grã-Bretanha votou de forma inequívoca pela saída da UE. Mas se a opção “Brexit” foi clara, é ainda muito cedo para retirar conclusões acerca do significado profundo deste importantíssimo acontecimento, cujas repercussões futuras provocarão um profundo abalo na UE.
E será necessário repetir o que é efectivamente esta UE: a “Europa” do capital monopolista, inimiga dos direitos dos trabalhadores e da soberania dos povos, imperialista, neocolonialista, pilar “europeu” das agressões militares e dos planos de guerra da NATO. A UE de um capitalismo afundado na crise, cujas contradições internas não cessam de se agudizar.
Pela primeira vez um país soberano pronunciou-se sobre a saída da UE. E a importância que o grande capital transnacional atribuía ao voto pela permanência fica bem clara se lembrarmos que, de Obama a Hollande, de Merkel a George Soros, não houve figura de peso do sistema capitalista global que não interviesse na campanha. Nesse sentido, é também o que essas figuras significam que sofreu uma pesada derrota.
David Cameron, que se aventurou na convocação do referendo para negociar com a UE em posição de força - e com isso conseguiu no início deste ano um acordo especial particularmente retrógado - demitiu-se, depois de uma campanha em que recuou em toda a linha. O reaccionário Boris Johnson, que fez campanha pela saída, veio já dizer que não há pressa em sair. A comissão europeia respondeu-lhe de imediato que quanto mais depressa saia, menor será a “incerteza”.
Os grandes media internacionais promoveram uma campanha verdadeiramente terrorista acerca das “devastadoras consequências”, nacionais e internacionais, que o Brexit teria. Os grandes media portugueses intervieram activamente nessa linha. O grande capital não permite que qualquer debate sobre a UE não seja de imediato inquinado. Mas é significativo do beco sem saída em que a UE se encontra que só lhe seja possível utilizar argumentos negativos, do “colapso económico” à “ameaça terrorista”.
A história da UE é a de desrespeito pelo resultado de qualquer referendo que lhe seja desfavorável, o que significa que este processo está longe de ter ficado encerrado. Mas o que a UE, nas actuais condições, dificilmente poderá conter é o generalizado descontentamento e insatisfação perante a situação existente. Descontentamento que está longe de identificar com acerto as suas causas, e que por esse facto envolve graves riscos. Mas que contém também um valioso potencial, se a luta dos trabalhadores e dos povos lhe der o sentido da ruptura com um sistema apodrecido e sem saída.

Os Editores de odiario.info
                
Anterior Proxima Inicio

Um comentário:

  1. O grande capital não permite que qualquer debate sobre a UE tenha sentido popular.Mesmo que muitos conservadores tenham também votado na saída.Parabéns aos britânicos!

    ResponderExcluir