segunda-feira, 3 de junho de 2013

Turquia: Protestos contra Erdogan se espalham

Istambul Polícia turca deteve 750 pessoas em Ancara e Esmirna
Mais de 750 pessoas foram detidas durante os confrontos com a polícia durante os protestos contra o Governo nas cidades de Ancara e Esmirna, segundo publicam hoje os meios de comunicação social da Turquia.
Polícia turca deteve 750 pessoas em Ancara e Esmirna
Lusa
Mundo
PUB
Os protestos contra o executivo do primeiro-ministro Erdogan começaram na sexta-feira em Istambul mas alastraram-se durante o fim de semana a vários pontos do país, tendo a polícia detido pelo menos 750 pessoas na capital e em Esmirna, segundo a estação de televisão NTV e o jornal Hurriyet, que realçam os ferimentos graves provocados a um jovem.
"Ethem Sarisuluk, um jovem, foi atingido na cabeça por um disparo da polícia em Ancara, está hospitalizado e os médicos já determinaram morte cerebral", disse à EFE Metin Bakkalci, secretário da Fundação Turca dos Direitos Humanos, que classificou de "selvajaria" a atuação da polícia.
De acordo com a CNN Turquia, as forças da ordem concentraram-se nas instalações desportivas do corpo da polícia de Ancara, tendo 500 pessoas sido detidas no domingo à noite.
Na capital, a polícia não conseguiu desmobilizar a concentração na praça Kizilay, no centro da cidade, durante a noite, apesar das pessoas terem abandonado o local durante a madrugada.
Cerca de 200 advogados ofereceram-se de forma voluntária para defender os detidos, mas, quando as autoridades negaram o acesso aos manifestantes que continuam presos em Ancara, gerou-se um novo protesto, frente ao centro de detenção.
Em vários bairros da cidade de Ancara foram erguidas barricadas, realizaram-se vigílias e protestos ao redor de fogueiras.
Em Istambul, a praça Taksim e o parque Gezi, onde começaram os primeiros confrontos na sexta-feira, continuam ocupados por milhares de manifestantes que estabeleceram turnos de vigília durante toda a noite sem que a polícia se tenha aproximado.
No parque Gezi, voluntários organizaram distribuição de alimentos, em atmosfera de alegria e festa, de acordo com a reportagem da EFE.
A cerca de um quilómetro da praça Taksim, algumas ruas continuam cortadas por dezenas de barricadas onde, na noite de domingo, milhares de jovens se envolveram em violentos confrontos com a polícia, que interveio várias vezes com a ajuda de granadas de gás lacrimogéneo.
Especialmente violentos foram os confrontos ocorridos no bairro de Besiktas, perto da praça Taksim, onde a histórica mesquita de Dolmabahçe está transformada, por médicos voluntários, em centro de primeiros socorros.
Os protestos mantiveram-se durante toda a noite nas cidades de Esmirna, Antalya, Eskishir, Samsun, Antaky e Tunceli, sendo que 250 pessoas foram detidas em Esmirna.
Os representantes dos sindicatos, setores profissionais e advogados reuniram-se durante a noite em Ancara para a preparação de uma declaração conjunta, pedir o fim da violência e exigir o julgamento dos polícias responsáveis por atos de violência contra os manifestantes.
Em Istambul, um sindicato de professores decretou uma greve até terça-feira.
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário