quinta-feira, 27 de junho de 2013

PRCF: Necessidade de lutar contra o anticomunismo

Necessidade de lutar contra o anticomunismo

Imprimir PDF
imagem
(Nota do PRCF)
Caros camaradas,
Desde a derrota sofrida pelo movimento comunista internacional na RDA, na União Soviética e na Europa Oriental, uma campanha permanente foi desencadeada com o objetivo de satanizar e criminalizar o comunismo histórico e, mais amplamente, as idéias de revolução, de luta de classes e de oposição popular à EU (União Européia).
Todos os tipos de meios, dos mais rudes aos mais sofisticados, têm sido utilizados para esse propósito, sendo a mídia de massa, os canais de TV e os livros escolares os mais cruéis e traiçoeiros. Medidas legais e perseguições práticas tem sido igualmente tentadas - ás vezes com sucesso, como na Hungria, às vezes sem sucesso, como na Moldávia - a fim de proibir símbolos comunistas como a foice e o martelo ou até mesmo o próprio uso da palavra "comunista". Estas medidas repressivas são todas mais perigosas do que alguns partidos ocidentais que afirmam-se comunistas e viraram as costas para estes símbolos em vez de defendê-los contra o inimigo de classe. Alguns partidos orientais foram obrigados a mudar seus nomes, alguns cidadãos supostamente simpáticos aos antigos Estados socialistas estão sendo demitidos ou são privados de suas aposentadorias, particularmente na ex-RDA. Campanhas que apregoam a equivalência “comunismo = fascismo”, “Stalin = Hitler”, confundindo assim os carrascos nazistas dos povos da Europa e os libertadores soviéticos destes mesmos povos. Esta propaganda imunda pode causar incalculáveis estragos políticos, causando primeiro uma relativização do fascismo, em seguida sua banalização e, por fim, sua justificação que, em tempos de crise do capitalismo, torna-se uma carta na manga no jogo político do capital, o que é extremamente preocupante.
Considerando-se os passos adiante alcançados pela "Europa Federal", projeto supranacional e imperialista ligado à união transatlântica EUA-UE, podemos legitimamente prever tentativas de ampliar as medidas repressivas tomadas na Europa Oriental, na Europa Ocidental e América do Norte, se não lutarmos juntos e de forma adequada contra isto. É fácil enfrentar os euro-macartistas caçadores de bruxas com suas contradições: através de toda a "guerra fria", reprovavam o comunismo histórico pela "falta de pluralismo político", mas, assim que a contra-revolução assumiu, essas "democracias" lançaram ataques recorrentes contra a liberdade de opinião e expressão, visando, além dos comunistas, todo o movimento democrático e popular.
Caros camaradas,
Achamos necessário reforçar a solidariedade de classe com os comunistas perseguidos e dar um impulso permanente para a campanha internacional contra a criminalização do comunismo e o euro-macartismo, que recebeu uma bem-vinda resposta internacional do relatório Lindblad. Os encontros anuais viáveis ​​poderiam ser organizados nos dias 7 de novembro, no 2 de fevereiro ou 18 de março (pela Comuna de Paris, contra a qual a maciça repressão anticomunista iniciou sua trajetória sangrenta).
Na França, o PRCF vai trabalhar nesse sentido em sua barraca na "Festa do  l'Humanité" e terá o prazer de acolher as organizações estrangeiras dispostas a fazer o mesmo. Nossa conferência internacional (4 e 5 de maio, em Paris) já reafirmou nossa solidariedade para com os partidos comunistas da Polônia, Hungria e Tchequia.
Recebam, queridos camaradas, nossas fraternais saudações comunistas.
Secretaria Nacional do PRCF
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário