terça-feira, 4 de junho de 2013

Governo sírio busca alojar deslocados que retornam a seus lares


PDF Imprimir E-Mail
  
Imagen activaDamasco, 3 jun (Prensa Latina) O governo da Síria busca hoje criar condições para os cerca de 800 mil cidadãos que regressam a seus lares, depois que tiveram que abandonar suas moradias devido à violência dos grupos opositores armados.
Os recentes avanços ofensivos das Forças Armadas em diferentes províncias devolveram a segurança a aldeias, povoados e cidades onde antes reinavam grupos mercenários que obrigaram seus residentes a fugir devido ao clima de violência e ataques que impunham em ditos lugares.

Neste sentido, o vice-primeiro ministro para Assuntos de Serviços, Omar Ghalawnji, afirmou ontem que as autoridades buscam compensar as perdas dos núcleos familiares cujas moradias e propriedades foram danificadas pelo conflito.

De igual forma, se prioriza a reconstrução e reabilitação das infraestruturas e serviços públicos afetados, além de fornecer ajuda humanitária às pessoas em alojamentos temporários, assinalou.

O também ministro de Administração Local revelou que o valor dos danos às propriedades estatais e privadas, devido às ações terroristas a nível nacional, é estimado em mais de 14,7 bilhões de dólares.

Apenas as propriedades públicas danificadas ou totalmente destruídas ultrapassam os cinco milhões em todo o território nacional, sublinhou.

O ministro explicou que o Comitê Nacional de Reconstrução decidiu dias atrás construir novas unidades de alojamento com capacidade para 10 mil pessoas.

A construção de ditas comunidades iniciará em seis meses e contarão com centros de saúde, escolas, comércios e outras facilidades de serviços, a um custo de mais de oito milhões de dólares, anunciou.

Ghalawnji expôs que 840 instalações estatais em todas as províncias abrigam atualmente cerca de 33.500 famílias, às quais entregam os fornecimentos básicos.

Desde o início de 2012, foram distribuídas mais de três milhões de cestas de alimentos, um milhão de kits higiênicos, 1,7 milhões de mantas, 500 mil colchões e 115 mil fogões, além de assegurar os serviços médicos gratuitos, detalhou.

Agregou que ao redor de 14.300 famílias se beneficiaram com a entrega de quase 1,4 milhões de dólares de ajuda financeira governamental, além de outro um milhão de dólares alocado pela Meia Lua Vermelha Árabe Síria.

Assinalou que para 2013, foram contemplados no orçamento do Estado mais de 300 milhões de dólares em indenização para os comerciantes e propriedades privadas com algum tipo de prejuízo provocado pelo conflito.

tgj/lr/es
Modificado el ( lunes, 03 de junio de 2013 )
 
Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário