domingo, 2 de junho de 2013

Campos-RJ :Samba da planície vai a Sampa

Samba da planície vai a Sampa

Duas mulheres sambistas representam Campos na São Paulo ExpoSamba, versão 2103. Lene Moraes e Maria Fernanda são os talentos locais no festival nacional que está em sua segunda edição. O ExpoSamba é uma realização do G1 (Globo), com apoio do Ministério da Cultura e do Sesc São Paulo. As finais estão se realizando no Sesc Pompéia. Os dois sambas, “Mulato Assanhado” de Maria Fernanda e “Brasileira Comum” de Lene Moraes têm em comum a parceria com outro músico campista, Renato Arpoador. A grande final será no 15 de junho. O ExpoSamba 2013 começou com 1200 sambas inscritos do Brasil todo. De cara restaram da fase eliminatória 160 sambas escolhidos. O das duas lá!
Para Maria Fernanda, “É muito importante ir defender uma música minha, poder mostrar meu trabalho para o país todo”. Festivais são momentos especiais de troca cultural e de exposição de novos talentos, quantos não ganharam o reconhecimento do público e da crítica em um deles.
“Estou colocando meu termômetro, em um cenário de igual para igual, com samba paulista, samba carioca. Encaro como um momento oportuno, preciso extravasar. Fora da música não sou tão boa profissional como sou nela. Sou meu melhor na Arte”, frisa Maria Fernanda.
O samba “Mulato Assanhado” brinca com a língua portuguesa, é irreverente; na cadência do samba brasileiro toca na miscigenação. Já o outro samba nosso que disputa as semifinais no ExpoSamba é de Lene Moraes que apesar de não gostar do formato de disputa e eliminação dos festivais em geral se rendeu aos apelos dos amigos que a impulsionaram a se escrever pela primeira vez em um. Seu samba, “Brasileira Comum” remonta ao ano de 2008, faz parte de seu CD. “O evento é de fato uma vitrine bem legal. É do Globo, do G1 e é o meu primeiro festival, pois não gosto de competir. O que me agrada é agregar, unir, mas, os amigos insistiram tanto, vai, vai... acabei me inscrevendo e valeu por conhecer novos cantores e poder acrescentar aos artistas ao nível nacional. É bom ver que o Samba tem uma veia forte no país inteiro, tem gente de Pernambuco, de Minas Gerais, do Distrito Federal, está sendo válida a troca de experiência, apesar de eliminar música boa pra caramba”, fala Lene.
Como um farol que ilumina estradas, o ExpoSamba dá oportunidade aos novos sambistas de serem vistos no mercado, ajuda aqueles ótimos talentos que desconhecidos das gravadoras e do público ainda não conseguiram gravar. “É uma maratona, no mesmo dia que chego a São Paulo pela manhã, ensaio, à tarde com a banda e o famoso maestro Ivan Paulo, toco de tarde e de noite me apresento no Sesc Pompéia, e quem disse a vida de artista é moleza”.
Em cada seletiva, dez sambas se classificam para as semifinais da Exposamba, que estão marcadas para os dias 6 e 13 de junho. A final ocorre no dia 15 de junho. Todas as etapas mencionadas serão realizadas no Sesc Pompeia, que fica na Rua Clélia, 93.
02/06/2013
                                          Fonte: Folha da Manhã

Anterior Proxima Inicio

0 comentários:

Postar um comentário